Como fazer pedido de invalidez usando o Rais - Passo a Passo

Ao falar sobre invalidez fazemos referência à diminuição da capacidade física para o trabalho; em nosso país, define-se como inválida a pessoa que perdeu 50 % ou mais de sua capacidade de trabalho. O Comitê Médico Interdisciplinar composto por uma equipe de médicos que fazem parte da Companhia de Seguros com a qual se tem contratado o seguro planejada, é uma das entidades que se encarregam de determinar a invalidade de uma pessoa.

De igual modo, em caso de invalidez é determinada pelos conselhos Regionais de Classificação de Invalidez e, em caso de haver controvérsias sobre as decisões das juntas, a Junta Nacional de Qualificação de Invalidez é o órgão de maior hierarquia, para resolver as opiniões encontradas em pareceres, além disso, é a responsável pelos processos de avaliação de perda de capacidade de trabalho. Para te ajudar nesta função confira o Rais como declarar

Processo de pedido de pensão por invalidez

Cinco passos devem cumprir-se em fase de pedido:

O afiliado deve dirigir-se ao escritório de sua entidade privada de previdência onde se radicarán os documentos.

• A entidade privada validará os documentos e estes serão remetidos à companhia de seguros, embora estes também poderão ser devolvidos.
  • A companhia de seguros recebe os documentos e os valida com a AFP.
  • A companhia de seguros estuda a solicitação.
  • Posteriormente, a empresa seguradora emitirá a classificação.
  • Documentos que devem ser levados em conta para a solicitação
  • O afiliado deverá apresentar:
  • Formulário de procedimento de reclamação por invalidez, o qual será entregue no escritório da entidade privada de previdência.
  • Fotocópia ampliada para 150% da cédula de cidadania.
  • Cópia autêntica do fólio do registro civil de nascimento (no máximo com três meses de idade a partir de sua expedição), documento for solicitada no Cartório ou Registraduría onde se encontra registado.

Parecer de invalidez emitido pela seguradora, Conselho Regional de Classificação de Invalidez, anexando comprovante executória ou parecer de invalidez, emitido pelo conselho nacional. Neste documento o entrega a seguradora, o conselho regional de qualificação ou conselho nacional, conforme o caso.
Cópia do certificado de conta bancária, documento que é pedido na agência bancária onde tem conta registrada.